#DuMano #TMoto #FarolAlto #Motoesporte #Rota da Conquista #CTPSC

Carros, motos, mergulho, meu Blog. Fatos e notícias, as marcas, modelos, novidades, temas relacionados.

RODA VIVA 778 – por Fernando Calmon

ALTA_RODA

DOIS anos depois de lançado no Salão de Paris, a quarta geração do Clio roda disfarçada no Brasil. Segundo a fábrica, só para “testar motores”. Se a Renault deseja alcançar 8% do mercado brasileiro (hoje, 6%), fica bem difícil conseguir sem aumentar opções frente a tantos concorrentes. A começar por rivais franceses atualizados: Peugeot 208 e Citroën C3.

EMBORA restrito, de início, às versões mais caras da linha – Gol Rallye e Saveiro Cross – o novo motor 1,6 L MSI indica que evolução voltada a consumo e desempenho se torna regra. Da mesma família EA211 1,0 L, 3-cilindros, do up!, esse 4-cilindros se destaca pelo bloco de alumínio e a volta do duplo comando de válvulas. Deverá ser de série no novo Fox, previsto para meados do ano.

VOLKSWAGEN foi conservadora ao limitar a potência a 120 cv (etanol), enquanto concorrentes de mesma arquitetura oferecem até 130 cv. Talvez tenha privilegiado consumo de combustível, mas ainda não revelou números oficiais do padrão Inmetro. Com 15 kg menos de massa e mais 16 cv que o atual EA111, a diferença de desempenho ficou marcante.

SEGMENTO competitivo e rentável explica porque a Ford recriou a versão Sport na nova Ranger, cabine simples. Apenas com motor flex de 2,5 litros, 4-cilindos do Fusion, 173 cv (etanol). Tem preço competitivo de R$ 67.990 e boa posição de guiar, semelhante à de automóveis. Representará só 5% das vendas totais dessa picape média.

DESTAQUE na V ExpoAlumínio, em São Paulo, é a estrutura da carroceria totalmente neste metal da Range Rover Vogue. Novellis é a única fornecedora para a construção do primeiro SUV com monobloco todo em alumínio (além de partes móveis como portas e tampas). Resultou na redução de até 420 kg de peso, o que muda muito em consumo e dinâmica.

___________________________________________________

fernando@calmon.jor.br e http://www.twitter.com/fernandocalmon

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: