Carros, motos, mergulho, meu Blog. Fatos e notícias, as marcas, modelos, novidades, temas relacionados.
O Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Estado da Cultura, e o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo realizam a primeira exposição da motocicleta Vespa no Brasil. A partir de 10 de junho, Vespa: um ícone italiano – História, Cultura e Design apresenta a trajetória do veículo desde a sua criação, no final dos anos 1940, por meio de vídeos, fotos, painéis com a linha do tempo e informações sobre a Vespa, além de modelos históricos cedidos por colecionadores, museus e pelo próprio fabricante, a companhia italiana Piaggio. A exposição fica em cartaz até 3 de agosto no MCB.
Sob a curadoria do Istituto Europeo di Design – IED São Paulo, coordenada por Ricardo Peruchi, a mostra é uma oportunidade para o público brasileiro conhecer a história da Vespa que, em período de intensas transformações sociais e econômicas, foi importante protagonista não só na Itália, onde foi criada, mas em toda a Europa e em outros países ao redor do mundo. “A exposição dedicada à Vespa no Brasil pretende ir além do significado relativo à tecnologia e à engenharia mecânica.
Por trás das formas muito familiares do simpático scooter surge a nítida sensação da marca italiana”, afirma Renato Poma, diretor do Instituto Italiano de Cultura. “O certo é que deixa todos curiosos para saber onde estão as raízes de um sucesso tão extraordinário”. Desde o seu lançamento, em 1946, mais de 16 milhões de unidades da Vespa foram comercializadas em todo o mundo.
“Essa mostra revela o quão significativo pode se tornar um produto para além das questões técnicas e de mercado intrínsecas ao universo da produção industrial”, explica Miriam Lerner, diretora geral do MCB. “São valores culturais construídos a partir de um produto que atravessa gerações em decorrência da qualidade de seu design.”
Inicialmente, “Vespa: um ícone italiano” situa o visitante no tempo em que a motoneta foi desenhada, passando pelo lançamento e comercialização pela companhia Piaggio, em abril de 1946. A exposição apresenta detalhes da tecnologia e design empregados na produção da Vespa ao longo das últimas décadas. Fãs da motoneta e o público em geral poderão conferir de perto modelos históricos, protótipos, peças e projetos mecânicos provenientes do Museo Piaggio, em Pontedera (Itália), que conserva o acervo do idealizador e construtor histórico da Vespa, Enrico Piaggio. Complementam o conteúdo expositivo materiais ilustrativos, vídeos e fotografias narrando como esse veículo se consolidou na Itália e mundo afora.
Relacionada ainda a emancipação da mulher no fim da Segunda Guerra, a Vespa se tornou símbolo da independência feminina por meio da publicidade, como é mostrado na exposição em cartazes de cinema, anúncios publicitários e outras imagens, entre elas a aparição de Audrey Hepburn e Gregory Peck no filme “Roman Holiday – A princesa e o plebeu”, montados na motoneta que virou objeto de desejo, capaz de passar por oito décadas sem perder o charme.
A primeira exposição da Vespa do Brasil é uma realização do MCB e do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, em colaboração com a Fondazione Piaggio di Pontedera, do Museo Piaggio, do Centro Multimediale del Cinema e da Scooteria Paulista, com produção da Arteon Inteligência Cultural. A mostra integra o projeto da Embaixada da Itália no Brasil – “Itália na Copa” -, que reúne uma série de eventos artísticos, culturais, tecnológicos e comerciais realizados em 16 cidades brasileiras, antecedendo a Copa do Mundo FIFA 2014. O projeto tem como objetivo mostrar aos brasileiros uma imagem da Itália moderna, junto aos elementos tradicionais da cultura italiana que já estão presentes no país.
Exposição “Vespa: um ícone italiano – História, Cultura e Design
Abertura: 11 de junho às 10hs
Realização: MCB e Instituto Italiano de Cultura de São Paulo
Produção: Arteon Inteligência Cultural
Apoio: Fondazione Piaggio di Pontedera, Museo Piaggio, Centro Multimediale del Cinema e Scooteria Paulista
Local: Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032-3727
Visitação
De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada)
Gratuito aos sábados, domingos e feriados
Acesso a pessoas com deficiência / Bicicletário com 20 vagas
Estacionamento pago no local
Visitas orientadas: (11) 3032-2564 / agendamento@mcb.org.br
Fonte: Assessoria de imprensa do Museu da Casa Brasileira
Este slideshow necessita de JavaScript.